quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Milton Friedman





Não UFRGS, Milton Friedman não foi conselheiro de Pinochet!

A UFRGS resolveu se basear em mentiras e difamações, optou por censurar a pluralidade de pensamento, de nos privar da liberdade de pensar diferente. Infelizmente essa é a dita "melhor Universidade do Brasil"...

A prova de história do vestibular da UFRGS desse ano se mostrou fora dos padrões, ao invés de cobrarem história, a banca optou por investir na crítica ao liberalismo e à militância política. Questões ligando equivocadamente o liberalismo às elites escravocratas brasileiras e a regimes ditatoriais e autoritários se fizeram presentes em toda a prova, ao passo que conteúdos tradicionalmente cobrados foram esquecidos.
Em uma das questões, a prova traz um texto afirmando que Milton Friedman foi conselheiro e responsável pelas medidas econômicas liberais aplicadas pelo ditador Augusto Pinochet no seu governo. Friedman não foi conselheiro de Pinochet, na verdade ele foi um crítico à ditadura chilena (e a qualquer governo autoritário).
Em outra questão, a banca nos traz um texto sobre o regime nazista, falando que mantinha uma política econômica de livre mercado. A economia nazista não era livre, mas era extremamente voltada para os interesses do Estado e controlada por ele.

Seguem algumas recomendações de leitura para se aprofundar nos assuntos:
Milton Friedman e Pinochet: https://goo.gl/ZVkdXo
Declaração de Milton Friedman: https://goo.gl/Z7TB3R
Política econômica nazista: https://goo.gl/HaNBFV

Nenhum comentário: