sexta-feira, 9 de junho de 2017

Distribuição de riqueza

A distribuição de riqueza sob um capitalismo livre é sempre temporária, com base no serviço aos clientes e dependente do tamanho do grau em que o capital é colocado ao serviço dos consumidores.
Numa economia dinâmica orientada para o constante aperfeiçoamento de produtos e serviços – no capitalismo livre – a distribuição da riqueza é de caráter completamente diferente do que em outros sistemas econômicos. Em um capitalismo livre a riqueza é, em primeiro lugar, sempre apenas temporária, exatamente porque se baseia na melhoria de bens e serviços e, como tal, torna-se obsoleta através de novas melhorias dos competidores. Em segundo lugar, grandes riquezas no capitalismo livre existem em bens de capital que devem ser colocados ao serviço dos consumidores para gerar renda. Quem usa o capital, não é o dono jurídico e administrativa, mas sim o cliente. Em terceiro lugar, a quantidade de riqueza sob o capitalismo livre depende do grau de quanto o capital é dedicado ao serviço do consumidor. A riqueza sob o capitalismo é na mão dos consumidores, eles são os donos de fato, donos no sentido econômico independentemente do que quem é o dono jurídico.  

Mostra uma imensa ignorância pôr a distribuição da riqueza sob o capitalismo livre na mesmo categoria como a distribuição da riqueza no passado quando não foi uma riqueza de capital no serviço do consumidor, mas foi uma riqueza na disposição arbitrária do dono no uso do seu consumo pessoal. 

Nenhum comentário: