sábado, 6 de maio de 2017

Bolsa americana perto de estourar

Bolsa americana - a bolha está perto de estourar
por
Antony P. Mueller
6 de Maio de 2017

Depois de uma queda acentuada durante a recessão, na esteira da crise dos mercados financeiros de 2008 (ver área sombreada no gráfico abaixo), o mercado de ações dos EUA fez uma aguda mudança de direção em 2009. Desde então, as ações realizaram um rali que levantou a Standard & Poor's índice de 500 ações cotadas na Bolsa de Valores de Nova York de abaixo de 800 até 2399 pontos de índice em 05 de maio de 2017. No entanto, enquanto a avaliação do mercado de ações triplicou nos últimos dois anos, a economia dos EUA em termos do produto interno bruto real aumentou menos de 20% e, em termos nominais, cerca de 25% nos últimos sete anos.

Standard & Poor’s 500 Index 2007-2017















No longo prazo, as ações estão correlacionadas com o crescimento econômico. No entanto, existem, ocasionalmente, períodos de tempo em que as ações superam ou sofrem desempenho inferior à economia real por margens consideráveis. Atualmente, assim parece, a avaliação do mercado de ações está bem à frente da economia real. Evidências empíricas mostram que a correção de mercado não ocorre nem suave nem moderadamente, mas o excesso para o lado positivo é seguido por um excesso para o lado negativo e vice-versa.
Existem razões para crer que uma correção do mercado acionista é iminente e que tal correção reduziria consideravelmente as avaliações? Tal pergunta pede os determinantes que provocaram as altas avaliações atuais.
Uma razão indiscutível para as elevadas avaliações das ações nos Estados Unidos é a política da chamada "afrouxamento quantitativo" que fez com que o banco central americano (FED) aumentar a base monetária de abaixo de um trilhão para quase quatro e meio trilhões dólares. Ao mesmo tempo, o FED reduziu a taxa de juros (taxa de fundos federais) de cinco por cento em 2007 para 0,5 por cento em 2009. Não foi até o final de 2016 que o banco central começou a aumentar a taxa em pequenos passos para o nível atual de um por cento, que ainda é extremamente baixo.
As taxas de juros em um nível tão baixo não só levaram a um frenesi "busca de rendimento". Essas baixas taxas também têm provocado que as empresas usem seu excesso de liquidez para recomprar ações. Ambas as políticas estão prestes a terminar e, portanto, uma correção do mercado de ações parece inevitável. 






Nenhum comentário: