quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Como ajudar sem bla, bla, bla

31/03/2016 15h39 - Atualizado em 31/03/2016 15h49

Projeto VerBem doa óculos para quem não tem condições de pagar

A ONG Renovatio, de São Paulo, produz óculos de baixo custo para quem precisa. Doação de empresas ajuda a tonar esses óculos gratuitos.

No mundo todo, 150 milhões de pessoas não enxergam os mínimos detalhes do dia a dia. Pensando nisso, o Projeto VerBem passou a produzir óculos de baixo custo para quem precisa, mas não tem condições de pagar por um. A iniciativa da ONG Renovatio conta com doações de pessoas comuns e empresas parceiras.
Os óculos resistentes, baratos e de fácil montagem foram invenção de um professor alemão que cansou de reclamar da desigualdade social e resolveu agir para mudar o que estava ao alcance dele. Ele criou a One Dollar Glasses e um par de óculos que custa um dólar. Hoje, a ONG treina pessoas de países de extrema pobreza a confeccionar os óculos e distribui entre os que precisam.
Depois de receber o aval do inventor, a Renovatio trouxe o modelo para o Brasil, onde a versão dos óculos custa R$ 25, por causa dos impostos e custos de produção. Mas a ideia alemã ganhou um tempero brasileiro. A cada R$ 25 doados, pela internet ou por empresas que investem no projeto, um par de óculos é doado.
A ONG tem um ponto fixo no Instituto da Visão, em São Paulo. Com receita médica do Sistema Único de Saúde, é possível receber um par de óculos no mesmo dia. A Renovatio também atende de forma itinerante, fazendo ações pelo Brasil. Mas o projeto vai além disso. A ONG contrata pessoas em situação de vulnerabilidade social para fazer o trabalho de produção e atendimento. Os beneficiados participam de cursos e programas culturais. E a remuneração varia de acordo com o engajamento de cada um.

Nenhum comentário: