terça-feira, 29 de março de 2016

Mercosul

Os 25 anos do Mercosul

Ao contrário do esperado das expectativas de um bloco comercial, as principais conquistas do Mercosul residem mais no campo político do que no campo comercial. É verdade que, nos seus primeiros anos de vida, o Mercosul significou um aumento expressivo das trocas comerciais entre os seus membros, indicando um momento de sucesso na sua natureza fim. No entanto, esse “sucesso” teve vida curta. Hoje, em função de um amplo conjunto de obstáculos, o bloco tem dificuldade de: lidar com suas listas de exceções; se integrar a outros blocos ou até países – ficando de fora da tendência dos últimos tempos -; e, por fim, de incrementar o volume de comércio intra-bloco, que permanece virtualmente estagnado.
Por outro lado, politicamente falando, o Mercosul é resultado de uma iniciativa pioneira, na qual, Brasil e Argentina, dois dos principais países do continente sul americano conseguiram lidar com um passado de desconfiança e rivalidade. O bloco faz parte do corolário de uma nova narrativa que pressupões não apenas a coexistência pacífica entre estes países, mais ainda na importância da cooperação entre eles. Esse movimento também pode ser exemplificado pelo Acordo Quadripartite que lida com a questão nuclear.
Nesse sentido, o Mercosul serviu, e serve até hoje, como um importante mecanismo de construção de confiança e diálogo entre os seus membros que tende a aproximá-los.

Nenhum comentário: