quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Os melhores países do mundo

20/01/2016 16h42 - Atualizado em 20/01/2016 19h26

Pessoas observam uma instalação de luz no Portão de Brandemburgo durante a abertura da mostra 'Festival de Luz' em Berlim, na Alemanha. A mostra acontece até o dia 18 de outubro (Foto: Hannibal Hanschke/Reuters)Alemanha é melhor país do mundo, diz novo ranking; Brasil está em 20º

Relatório 'Melhores Países' é lançado durante Fórum Econômico Mundial.
O Brasil ficou em primeiro lugar no subranking de 'aventura'.

Do G1, em São Paulo
Pessoas observam uma instalação de luz no Portão de Brandemburgo durante a abertura da mostra 'Festival de Luz' em Berlim, na Alemanha; país foi eleito o melhor do mundo por novo ranking lançado nesta quarta-feira (20) (Foto: Hannibal Hanschke/Reuters)
Foi lançado nesta quarta-feira (20) em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial, o relatório “Melhores Países”, um ranking que traz a Alemanha em primeiro lugar, seguida porCanadáReino Unido e Estados Unidos. O Brasil aparece em 20º lugar nessa lista, com um total de 60 países (veja abaixo).

Para elaborar o ranking, os pesquisadores apresentaram 65 atributos que podem ser usados para descrever um país ou que sejam relevantes para o “sucesso” de uma nação para mais de 16 mil pessoas em todo o mundo. Os entrevistados tinham que associar essas características com os 60 países.

Os atributos foram agrupados em nove categorias que também viraram subrankings, entre eles cidadania, influência cultural, empreendedorismo, patrimônio e qualidade de vida. E o ranking principal foi elaborado a partir da associação dos países com os atributos.

O relatório foi elaborado pela consultoria BAV Consulting e pela Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, com consultoria da empresa U.S. News & World Report.

Brasil
O Brasil ficou em primeiro lugar no subranking aventura. Os organizadores do relatório reconhecem que a definição de aventura é subjetiva, mas explicam que essa categoria avalia o quanto um lugar é feliz, sexy, amigável, cênico e de clima agradável.
O país também esteve entre os 10 primeiros nos subrankings de crescimento do poder de compra per capita (6º) e influência cultural (7º). Já na categoria patrimônio, que avalia acesso à cultura, atrações culturais e boa comida, aparece em 15º.
Quanto ao poder, que engloba atributos como influência política e econômica, alianças internacionais fortes e força militar, o Brasil está em 22º. Na categoria cidadania, que inclui temas como cuidados sobre direitos humanos, igualdade de gênero e liberdade religiosa, o país aparece em 25º. O Brasil foi pior nos subrankings de empreendedorismo (29º), abertura a negócios (37º) e qualidade de vida (43º).

Nenhum comentário: