quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A loucura de estudar direito no Brasil

OAB critica “recorde” do Brasil em cursos de Direito

Presidente do Conselho Federal diz que o Brasil tem mais faculdades na área do que todos os outros países juntos. Para ele, o Exame da Ordem, que grupo de parlamentares quer extinguir, combate o “estelionato educacional”

 “recorde” do Brasil em cursos de Direito

... Presidente do Conselho Federal diz que o Brasil tem mais faculdades na área do que todos os outros países juntos. Para ele, o Exame da Ordem, que grupo de parlamentares quer extinguir, combate o “estelionato educacional”
... Fim do exame para bacharéis só interessa às faculdades de péssima qualidade, diz Marcus Vinícius
... Nos últimos 20 anos, de acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), houve uma explosão de cursos na área: de aproximadamente 200 na década de 1990, para atualmente os 1,3 mil existentes.
... o país tem, a cada ano, cerca de 60 mil novos advogados no mercado. Segundo ele, o número corresponde ao total de graduados na área existentes na França, por exemplo.
... O presidente da OAB afirma que nenhum país no mundo possui tantos cursos de Direito quanto o Brasil. Nos Estados Unidos, com uma população de 313 milhões, são 232. Por lá, a American Bar Association (ABA), entidade equivalente à OAB nos EUA, apresentou um estudo em dezembro mostrando que o volume de matrículas nas universidades está em declínio. Já por aqui a proliferação de cursos mostra outra realidade....
“Nós temos mais faculdades de Direito do que o resto do mundo juntos”, apontou Marcus Vinícius.  Em 2010, enquanto o Brasil tinha 1.240 cursos de Direito, os demais países somavam 1.100, segundo levantamento divulgado pela própria entidade.
... Com a explosão de cursos, uma outra realidade vêm à tona: a baixa qualidade de ensino oferecida aos alunos. Para a OAB, dos 1,3 mil existentes, no máximo 400 são de boa qualidade. Esse recorte é feito pelo Exame da Ordem, prova contestada por boa parte dos bacharéis e até por parlamentares dentro do Congresso....

Nenhum comentário: