terça-feira, 25 de março de 2014

Rebaixamento

Sem ações corretivas, Brasil pode perder grau de investimento, diz ex-BC

Para Gustavo Loyola, governo precisa dar sinais fortes de mudança na política fiscal para não sofrer novo rebaixamento 

24 de março de 2014 | 19h 54
Gustavo Porto - Agência Estado

RIBEIRÃO PRETO (SP) - O ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola, sócio da Tendências Consultoria Integrada, afirmou ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que o rebaixamento do Brasil pela Standard & Poor's (S&P) sinaliza que sem medidas corretivas por parte do governo, principalmente na questão fiscal, o País pode perder o grau de investimento.
"Foi menos mal, porque o Brasil ainda não perdeu o grau de investimento, mas fica sinalização forte que isso pode ocorrer caso não sejam tomadas medidas corretivas pelo governo, principalmente nas questões fiscal e de crescimento", disse. "Se governo não der sinais fortes de que está havendo uma correção de rumo, pode haver novo rebaixamento pela frente", completou.
Loyola considerou o anúncio da S&P já esperado e antecipado pelo mercado, mas avaliou a decisão como negativa, pois poderá afastar novos investimentos. "Os investidores tomam em consideração essa classificação de risco nas decisões", afirmou.
Para o ex-presidente do BC, a mudança na perspectiva do rating da dívida do Brasil de "negativa" para "estável", também anunciada pela S&P, tira o horizonte de um novo rebaixamento em 2014, mas não alivia a pressão sobre o País.
Mais

Nenhum comentário: