terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Brasil entre Mercosul e Aliança do Pacífico

Preso no Mercosul, Brasil só assiste Aliança do Pacífico crescer

João Varella - 11:59 - 3/06/2013
Entorpecida por compromissos ideológicos, o Brasil afunda sua política de comércio exterior. O Mercosul, já histórica aposta de livre-comércio do País, está estagnado. A culpa não é toda do Brasil. A Argentina está dominada por um Executivo pouco confiável. A Venezuela vive uma situação de penúria catastrófica, com o governo sendo forçado a importar papel higiênico. Enquanto isso, os países banhados pelo Oceano Atlântico fazem um pacto que não inclui nenhum dos três patetas.
A Aliança do Pacífico é um bloco econômico formado por México, Chile, Colômbia e Peru. No mês passado, um acordo assinado em Cali (Colômbia) prevê a eliminação das tarifas de importação de 90% dos produtos que cada membro comercializa a partir de 30 de junho. Os 10% restantes serão suprimidos em sete anos. Admitiram sete países observadores: El Salvador, Equador, França, Honduras, Portugal, República Dominicana e, mais importante, Paraguai, membro do Mercosul que sofreu duras retaliações dos seus parceiros de Mercosul durante o impeachment de Lugo. As reprimendas foram uma forma encontrada por petistas e kirchneristas de finalmente conseguir a admissão dos bolivarianos da crise do papel higiênico no grupo.


Leer más:  Preso no Mercosul, Brasil só assiste Aliança do Pacífico crescer - eleconomistaamerica.com.br  http://www.eleconomistaamerica.com.br/economia-eAm-brasil/noticias/4878780/06/13/Preso-no-Mercosul-Brasil-so-assiste-Aliana-do-Pacifico-crescer-.html#Kku8cDMGpTgTVh1F

Nenhum comentário: