quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Alexis de Tocqueville

Biografia: Alexis de Tocqueville

Alexis de Tocqueville foi um cavalheiro, um acadêmico, e um dos grandes profetas do mundo. Mais de um século e meio atrás, quando a maioria das pessoas era governada por reis, ele afirmou que o futuro pertencia à democracia. Explicou o que seria necessário para que a democracia funcionasse e como ela poderia ajudar a proteger a liberdade humana. Ao mesmo tempo, ele compreendeu que um estado de bem-estar social poderia atrair as pessoas à servidão. Ele entendeu por que o socialismo necessariamente leva à escravidão.
Toqueville dedicou sua vida à liberdade. “Tenho um amor intenso pela liberdade, pela lei, e pelo respeito aos direitos”, escreveu, “não pertenço ao partido revolucionário nem ao conservador... A liberdade é minha principal paixão”.
Refletindo sobre a famosa obra de Tocqueville, A democracia na América, o historiador Daniel J. Boorstin observou: “A questão mais interessante para quem começa a ler Tocqueville é por que este livro, dentre os diversos relatos de viagens pelos Estados Unidos, se tornou um clássico – a fonte padrão das generalizações sobre a América. Dois best-sellers da época de Tocqueville sobre os Estados Unidos – Domestic Manners of the Americans [“Modos domésticos dos Americanos”], da sra. Trollope (1832) e American Notes [“Notas americanas”], de Charles Dickens (1842) – , cujos autores tinham melhor estilo e eram observadores mais argutos do que Tocqueville, sobrevivem apenas como notas de rodapé acadêmicas. Eles nos falam sobre aqueles pitorescos americanos antigos, mas Tocqueville nos fala sobre nós mesmos. Ele nos fala todos os dias”.
Mais

Nenhum comentário: