sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Brasil no caminho da auto-destruição

Gustavo Franco: Brasil está cada vez mais anticapitalista

Gustavo Franco
Gustavo Franco, em sua fala no evento do Ibmec, citou duas coisas que têm tirado seu sono: o ataque à meritocracia, e a crença de que os recursos caem do céu, como um maná. Esse tipo de mentalidade anticapitalista tem prejudicado bastante a economia brasileira.
Muitos querem apenas fazer concurso público e garantir empregos, sem se importar com a execução de suas funções, uma vez que o mérito não tem sido valorizado. Do ponto de vista do empresário, o modelo acaba incentivando pouco investimento em produtividade, que é o coração do desenvolvimento econômico. Todos querem alguma vantagem do governo.
Outro ponto importante é o que Gustavo Franco chamou de “saque contra o futuro”. Nossa dívida bruta, que é a que importa, já está perto de 70% do PIB! As autoridades têm investido de forma vexatória em malabarismos que não enganam ninguém. Esse endividamento é mais que o dobro da média dos países emergentes, que fica na casa dos 30% do PIB. Isso significa uma hipoteca contra as próximas gerações.
Mas quem dera fosse só isso! Existem as dívidas não reconhecidas. Franco cita como exemplo a “conta petróleo”, que está de volta, mascarando dívida do governo federal, ainda que de forma mais oculta. Muito disso não está incorporado na dívida pública oficial, e são valores enormes.
As obrigações previdenciárias são outro passivo não reconhecido nas contas públicas. Ainda não se constitui como endividamento, mas poderá ser mortal à frente. Será que as autoridades não estão vendo nada disso? A sensação, para Gustavo Franco, é de que não estão vendo.
Mais

Nenhum comentário: