quinta-feira, 21 de março de 2013

BNDES rebaixado

Moody’s rebaixa notas de BNDES, BNDESPar e Caixa

  • Engajamento nas ‘políticas anticíclicas’ do governo enfraquece bancos, diz agência de classificação de risco
O GLOBO (Email · Facebook · Twitter)
Publicado:
Atualizado:
RIO – A Moody’s rebaixou nesta quarta-feira as notas do BNDES, de seu braço de investimento em participações, BNDESPar, e da Caixa Econômica Federal, citando como motivo o envolvimento das instituições nas “políticas anticíclicas” do governo brasileiro. A agência de classificação de risco diminuiu o rating de longo prazo do BNDES, do BNDESPar e da Caixa de A3 para Baa2, ambos com perspectiva estável. O rebaixamento representa uma queda de dois níveis no sistema de classificação da agência.
A Moody’s lembra que o BNDES e a Caixa são controladas pelo governo e seu engajamento nas medidas para minimizar os efeitos da crise internacional tem resultado num “significativo aumento” nos empréstimos e nos ativos das instituições, mas também em “índices de capital mais magros”.
“Ao mesmo tempo, o governo tem exigido que BNDES e Caixa contribuam com um crescente montante de dividendos, enquanto repõe o capital do banco com injeções de capital não líquido. Esta prática tem resultado em níveis de capital relativamente baixos, que limitam a capacidade dos bancos de absorver perdas em situações de estresse, enfraquecendo sua posição de crédito”.
A estratégia de alto crescimento também introduz uma maior oscilação para os balanços do BNDES e da Caixa, bem como de seus resultados, afirmou a Moody’s.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/moodys-rebaixa-notas-de-bndes-bndespar-caixa-7901435#ixzz2OAN1ilto
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: