sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Iniciativa presidencial

Dilma assume o comando da economia

Intervenção de Dilma
Autor(es): ROSANA HESSEL
Correio Braziliense - 17/01/2013
Enquanto disputas de poder no alto escalão minam a credibilidade do governo, a presidente conversa reservadamente com grandes empresários e centraliza ainda mais decisões estratégicas

Presidente da República assume o comando da economia, amplia contatos com empresários e pede mais investimentos para a retomada do crescimento. Financial Times diz que, ao maquiar as contas públicas, Brasil confirmou a fama de "país do jeitinho"

A presidente Dilma Rousseff assumiu, definitivamente, o bastão de ministra da Economia. Desde o início do ano, tomou para si a missão de convencer, pessoalmente, alguns dos empresários mais importantes do país a retomarem os investimentos produtivos e, com isso, ajudarem na recuperação do crescimento do país. Ela está certa de que, hoje, ninguém da sua equipe econômica será capaz de reverter o pessimismo e a onda de desconfiança que se abateu sobre o capital. Sem o otimismo de volta, está condenada a ver os dois últimos anos de seu governo repetindo os baixos índices de crescimento de 2011 e 2012, complicando seus planos de reeleição.
Dilma foi persuadida por seu mentor, o ex-presidente Lula, de que o melhor caminho para despertar o espírito animal dos empresários seria recebê-los individualmente, ouvindo as queixas e sugestões e dizendo o que o governo está fazendo e o que pode fazer para sustentar o avanço do Produto Interno Bruto (PIB), como os projetos de concessão de portos, rodovias, ferrovias e aeroportos. O Palácio do Planalto acredita que a estratégia dará certo e funcionará como contraponto à campanha contra o ministro Mantega “encabeçada pelos que estão perdendo dinheiro com as mudanças impostas na economia pelo governo em favor da maioria da população”.
Mais

Nenhum comentário: