terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dinâmica Macro - Sobre Schumpeter

A lei da indeterminação


Se a inovação e o talento são o motor da história, como poderia ela estar sujeita a qualquer determinismo?, perguntava o economista Joseph Alois Schumpeter

GUSTAVO H. B. FRANCO
A premiada biografia de Joseph Alois Schumpeter (JAS) O Profeta da Inovação: Joseph Schumpeter e a Destruição Criativa (Record) tem 768 páginas e seu autor, Thomas McCraw, é professor emérito da escola de negócios de Harvard. Essa é a quarta biografia de JAS, mas talvez a primeira de alguém tão próximo à universidade onde ele passou os últimos 18 anos de sua vida.
McGraw, na verdade, escreve vários livros em um só: uma biografia repleta de material original, uma resenha ordenada dos escritos de JAS, uma história econômica do período em que viveu o biografado (1883-1950) e 250 páginas de notas e comentários bibliográficos, um tesouro para bibliófilos e curiosos.
Ao terminar o livro, além da sensação de ter aprendido tudo sobre o personagem e seu tempo, o leitor descobrirá que esse tempo ainda é o nosso, idêntico no que mais importa: a permanente transitoriedade. Por sua própria natureza, o capitalismo jamais será "maduro" ou "estável", e esse espírito é bem capturado pelo verso de Keats: "O alvoroço é nossa única música", e pela ideia de destruição criativa.
Mais

Nenhum comentário: