quarta-feira, 25 de julho de 2012

A maior greve do mundo - recorde Guiness?


Servidores – A herança maldita da era Lula-Dilma explode no colo da governanta. E as vacas, agora, não são tão gordas. Ou: Greve ou movimento cartorial?

Os sindicalistas dizem que há 350 mil servidores federais em greve. Talvez seja menos. De todo modo, são milhares. A negociação com o governo tem um aspecto um tanto estranho. Parece não se tratar de uma relação entre partes distintas. Ao contrário até: os líderes se referem a Dilma como alguém da turma que os estivesse traindo ou falando, de súbito, uma linguagem estranha: a das contas públicas. Sabem o que é isso? Boca torta pelo uso do cachimbo. No governo Lula, era pedir e levar. Em alguns casos, levavam até sem pedir. Em nove anos de petismo, a despesa média por servidor, informou ontem o Globo Online, cresceu 120%. A inflação do período foi de 52%. Brasília já tinha a renda per capita mais alta do país antes disso. Depois então… Mesmo assim, permanece o mito de que os servidores públicos são mal pagos. Trata-se, obviamente, de uma piada.
Enquanto as vacas estavam gordas, luzidias, Lula ignorou o impacto sobre as contas públicas e abriu as burras do dinheiro. Frequentemente, os gastos cresceram mais do que a economia e do que a arrecadação. Mas chegou o inverno, o pasto está seco, e não há mais a cornucópia de dinheiro.

Um comentário:

Ulisses Barros disse...

De fato existe uma questão que pulverizou-se pela sociedade. Parece uma espécie de demagogia maquiada. Não resta dúvida que existem classes que sofrem com disfunção salarial, como alguns servidores estaduais de Sergipe de nível técnico que possuem acima de 20 anos de serviço ou os motoristas do SAMU, seus salários sequer atingem o mínimo vigente, seja por falta de estruturação de carreira, seja por falta de competência do governo ou por defasagem não observada dos gestores. Para esses é valida a luta, a reinvidicação e a disputa por melhorias e adequações.

Ocorre que, na esteira de exemplos como esses milhares de servidores públicos como professores universitários, servidores do judiciário, etc, adentram na seara das questões salariais com as mais absurdas alegações. Veja, não estou discutindo merecimento. Por merecimento todo mundo merce ganhar mais, sobretudo professores, médicos, enfim. Mas um professor que ganha R$ 8 mil reais iniciais acha ruim?! E o servidor público, que tem os maiores salários do país pleitea aumento de 53%?! Parece piada de mau gosto! É muita grana e muita gente querendo se aproveitar.
A greve, que deve ser instrumento último de reinvidicação, está sendo o 1º.
Por fim, todas as classe tem o direito de lutar por melhores salários, condições de trabalho, etc, mas nós, contribuintes e que pagamos a conta, temos também o direito de discordar.