quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O economista na armadilha da pretensão de saber

É MUITA PRETENSÃO!
Ubiratan J. Iorio
"... O estudante de Economia, no fundo, é um infeliz e essa infelicidade vem acontecendo pelo menos há sessenta anos, quando o chamado modelo IS-LM, uma interpretação das idéias de Keynes formulada por Alvin Ansen e John Hicks nos anos 40, popularizou-se. De lá para cá, os professores enfiam nas cabeças dos futuros economistas esses modelos (conhecidos como “a síntese neoclássica”) e, quando abrem a economia para o setor externo, penduram neles as curvas BP (de balanço de pagamentos) que Mundell e Fleming ajudaram a espalhar pelo mundo. O resultado é que os jovens saem das faculdades achando que os governos têm poderes e capacidades que, na verdade, não possuem, como, por exemplo, o de saber qual a exata quantidade de moeda que deve circular na economia a cada momento do tempo para que a inflação fique entre x% e y% em um certo período de tempo. E passam o resto da vida acreditando nesses contos da Carochinha. Pior, se seguirem a carreira acadêmica, passarão anos a fio a repassar esses erros para as gerações futuras...
É muita pretensão! Ninguém pode saber isso, a não ser o processo de mercado!..."
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