quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sociologia do dinheiro

Seminário 2012/1
Sociologia do dinheiro
NPPCS -UFS
Prof. Dr. Antony Peter Mueller
Terça 08h00min-12h00min

A análise de dinheiro e finanças confere chaves indispensáveis para o entendimento do mundo moderno. A economia capitalista de hoje representa uma economia monetária onde o setor financeiro toma uma posição saliente provocando cada vez mais uma monetização das relações sociais. Comercialização implica monetização e monetização implica cálculo. Esta racionalidade é a racionalidade do cálculo econômico que é fundamentalmente um calculo monetário. O principal conflito do capitalismo moderno não existe entre capital e trabalho, mas sim entre a racionalidade do cálculo econômico e a permanência de valores tradicionais, sociais e comunitários. Esta mesma tensão caracteriza profundamente o processo da modernização na sua trajetória histórica. A erupção deste conflito na forma de colisões brutais manifesta-se especialmente em tempos de crises econômicas. Analiticamente este conflito esconde-se na conexão entre o interesse próprio e as relações sociais enquanto a sua manifestação perversa aparece no comportamento irracional de massas igualmente na política como massacres e nos mercados financeiros como pânicos ecrises.
No seminário “Sociologia do dinheiro” o objetivo da primeira parte será de ganhar um entendimento da sociologia de dinheiro e finanças com a ajuda de pensadores clássicos começando com a escola de Salamanca além de estudar especialmente a obra “Filosofia do Dinheiro” de Georg Simmel.
A segunda parte do seminário será dedicada ao estudo analítico-empírico do moderno sistema monetário-financeiro e as suas crises. Analisamos o papel essencial da dívida no capitalismo moderno e a sua função na poupança e nos investimentos. Pesquisamos o impacto do empréstimo pessoal sobre o comportamento do consumidor e como bancos centrais, governos e o setor financeiro interagem na criação da massa monetária. Mostramos que a chamada “liquidez” nos mercados financeiros representa fundamentalmente um processo social constituído de cooperação e confiança, enquanto o colapso de liquidez está tipicamente causado pela dissolução destes fatores. 
A parte final do seminário dedica-se ao estúdio de novas abordagens com o foco de pesquisar teorias e modelos que prometem frutíferos para captar os fenômenos e problemas da atualidade. Além da moderna teoria das finanças, estudamos nesta parte entre outros as abordagens da escola Austríaca, dos pós-keynesianos e da sociologia econômica moderna.
Para obter mais informações e recursos (ementa, bibliografia, documentos, notícias, papers, podcasts, etc.) sobre o projeto começa consultar o blog www.socec.blogspot.com

Nenhum comentário: