quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Taxa de juros em debate

Estudo da Fiesp aponta que governo já pagou R$ 216 bi de juros este ano

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo diz que país não precisaria pagar taxas altas. Alguns economistas dizem que taxa é necessária.

A Fiesp voltou a criticar a taxa de juros no Brasil e apresentou um estudo para dizer que não há motivos para a Selic alta. Muitos economistas discordam.Pelos cálculos do "jurômetro", a ferramenta criada pela Fiesp para mostrar quanto o governo já pagou em juros esse ano, a conta já passou de R$ 216 bilhões. "O momento é de redução de juros, tem todas as condições favoráveis para isso, não há nenhuma razão para que os juros permaneçam elevados”, diz o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.
A Fiesp preparou um estudo para defender uma constante reivindicação: a queda dos juros. Um dos argumentos é que outros países com dívidas públicas parecidas com a brasileira em percentual do PIB, como Espanha, Alemanha e Índia, têm taxas de juros bem menores. Menos do que a metade da brasileira, que está em 11,5%.
A Fiesp defende também que o Brasil, um dos poucos países com superávit fiscal primário e com avaliação de risco em queda, não precisaria pagar taxas tão altas.

Nenhum comentário: