quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os desafios econômicos do Brasil segundo a OCDE

OCDE: controlar inflação é o maior desafio do Brasil
O principal desafio das autoridades brasileiras é frear a inflação, segundo relatório divulgado hoje pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade internacional que agrupa os países mais industrializados.
O estudo aponta algumas medidas que poderiam auxiliar no combate à inflação e enviar sinais claros ao sistema bancário para reduzir o spread (diferença) nos empréstimos a pessoas físicas e empresas. O governo poderia, por exemplo, adotar uma meta fiscal mais clara, sem recorrer a subterfúgios, como o uso de recursos depositados em juízo e arrecadação acima do previsto para atingir a meta de superávit primário, aponta o documento.

A reforma da Previdência, para preparar o Brasil para o envelhecimento da população economicamente ativa, seria outro importante sinal para o mercado sobre a seriedade do governo com a contenção de gastos. A adoção de um teto para gastos do governo e outro para a expansão dos salários do funcionalismo seriam outras ferramentas importantes. "Aumentar a poupança pública é prioridade", afirma o relatório.
Mais

Nenhum comentário: