quinta-feira, 21 de julho de 2011

Segundo resgate à Grécia

Principais pontos do segundo resgate financeiro à Grécia

efe
Em quinta-feira 21/7/2011, às 19:25
Bruxelas, 21 jul (EFE).- Estes são os principais elementos do segundo resgate financeiro da Grécia estipulado nesta quinta-feira pela cúpula de líderes da Eurozona:
Financiamento público:
---------------------
- Número total: 109 bilhões de euros entre a zona do euro e o FMI durante o período de 2011-14.
- Extensão do vencimento dos bônus do fundo de resgate provisório (FEEF) dos 7 anos e meio atuais a um mínimo de 15 anos e um máximo de 30..
- Taxas de juros equivalentes ao custo de financiamento, atualmente em 3,5%.
- Programa de controle "adequado" sobre estes empréstimos.
- Programa de incentivos para implementar o programa de reformas, incluindo acordos de garantias.
Financiamento privado:
---------------------
- A participação das entidades privadas totalizará até 50 bilhões de euros até 2014, e será de forma "voluntária" através de um conjunto de opções, entre as quais figuram a troca de bônus, a troca de títulos de seu vencimento por novos a um prazo mais longo, e a recompra de dívida.
Instrumentos de estabilização:
------------------------------
- Se ampliam os poderes do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) para que possa atuar pela primeira vez para prevenir um possível contágio a outros países, incluindo os que não têm programas de resgate, com linhas de crédito preventivas, a recapitalização de bancos através de empréstimos a Governos e a intervenção no mercado secundário da dívida.
Relançamento da economia:
-------------------------
- Estratégia de crescimento e investimento na Grécia baseada na atribuição de fundos estruturais da União Europeia para a competitividade e o crescimento.
- Os Estados-membros e a Comissão Europeia mobilizarão todos seus recursos para dar assistência técnica excepcional para que Grécia possa realizar as reformas necessárias. EFE
Fonte 
Comunicado oficial: 
communique is here PDF).

Nenhum comentário: