terça-feira, 29 de junho de 2010

Tradução (de google translate) do artigo citado abaixo

Tradução do inglês para portuguêshttp://www.google.com.br/images/cleardot.gifMostrar romanização
De quem é a culpa pelo estado da economia mundial? Para ouvir uma série de presidentes, investidores, especialistas e ministros de finanças, apenas um país: Alemanha. 

E.U. presidente Barack Obama sugere que os alemães estão a enviar de volta ao mundo em recessão. George Soros diz que eles estão destruindo o euro. Ministro das Finanças francês Christine Lagarde pensa que eles estão empurrando a zona do euro em deflação.

É tudo uma loucura.

Alemanha superávit comercial enorme não é parte do problema. Dificultando o elo mais forte não vai ajudar a economia europeia. E a Alemanha não poderia mudar de direção agora mesmo se quisesse. Em vez de criticar os alemães, outros países deveriam aprender a partir de segunda maior exportador do mundo. marcas alemãs como a Siemens AG, a Bayerische Motoren Werke AG e Bayer AG não apenas aparecer sem nenhum motivo.

Não é difícil encontrar pessoas que culpam os alemães para tudo dar errado no mundo. O país não tem recebido muitas críticas desde esta Segunda Guerra Mundial.

Antes da cúpula do Grupo dos 20 no Canadá, Obama repreendeu os países de corte da dívida pública como outra recessão ameaçada. E.U. secretário do Tesouro, Timothy F. Geithner para este mês chamado "crescimento mais forte da procura interna" nos países europeus que têm superávits comerciais, como a Alemanha.

Em resposta, a chanceler alemã Angela Merkel disse em um discurso na semana passada, ela havia dito a Obama que o corte nas despesas é "absolutamente importante para nós."

"Protagonista"

O investidor bilionário George Soros disse em uma palestra na semana passada que a Alemanha é o principal protagonista "na crise do euro e os planos de austeridade maior economia da Europa pode causar deflação na região.

Isso ecoou um tema empurrado por Lagarde, em março, quando ela alegou que a Alemanha deveria reduzir seu superávit comercial para ajudar os países com défices.

O consenso parece bastante clara. Se o mundo não resvalem para a recessão, e se o euro cai, é tudo culpa dos alemães. Sua insistência sobre a poupança de dinheiro, vivendo dentro de suas possibilidades, e começar a dívida sob controle é a maior ameaça que o mundo enfrenta.

Há apenas um senão com esta análise: É de cabeça para baixo.

A Alemanha tem um superávit comercial grande: foi de 13,4 bilhões de euros em Abril. E é cortar o déficit orçamentário: Merkel pretende fatia 80000000000 € de despesa do estado, começando em 2011.

Três razões

Mas isso não quer ameaçar ninguém. Aqui está o porquê.

Em primeiro lugar, o superávit comercial alemão não é o que criou as lacunas comércio maciço na Grécia, Espanha e no resto da zona euro. Embora seja verdade que todo excedente tem que ser acompanhado por um déficit em algum outro lugar, não se segue que a Alemanha criou o buraco negro nas finanças grego ou espanhol. Você poderia muito bem argumentar que os gregos e os espanhóis criaram o superávit comercial alemão, por excesso de consumo, ao invés de afirmar que a Alemanha criou déficits em outros países por não se consumir o suficiente.

Na realidade, o espanhol optou por basear sua economia em um boom de construção, e os gregos com base em seus gastos do governo generoso. Eles poderiam ter criado competitivo, as economias orientadas para a exportação. Eles não tinham e não há nenhum ponto em reclamar sobre os países que fizeram.

Em segundo lugar, reduzir o superávit comercial alemão é a solução errada. Você pode muito bem dizer a seleção brasileira de futebol que é permitido jogar na Copa do Mundo com apenas nove homens em campo, porque caso contrário não seria justo para todos. É estúpido. Você não pode melhorar a economia da zona euro, dizendo o seu membro mais forte para enfraquecer-se. Você tem que se concentrar nos problemas estruturais nos países com déficit grande. Essa é a única maneira de resolver a crise.

Frugal alemães

Em terceiro lugar, o reequilíbrio do comércio na área do euro não irá funcionar. Há cerca de ponto muito em dizer que os alemães a adotar o consumo como há em perguntar Tiger Woods para assumir o celibato. Não vai acontecer, então o que é o ponto de perguntar? A única maneira de o governo alemão pode engenheiro déficits comerciais - como Obama, Soros e Lagarde parecem pensar que deveria - é através da oferta de pacotes de estímulo ainda maior.

Isso seria apenas fazer lares alemães economizar mais, temendo a inflação e os aumentos de impostos que se seguem. A frugalidade está no caráter nacional. Você não pode mais receber os alemães a esbanjar o dinheiro que você pode obter os franceses a parar de comer queijo.

A crise do euro não será corrigido por fazer da Alemanha o bode expiatório. O país tem um superávit comercial porque ele faz muitas coisas que as pessoas querem comprar: carros, máquinas, produtos farmacêuticos e produtos técnicos. A razão pela qual a Alemanha não consomem tanto como alguns economistas e políticos dizem que deve é porque as pessoas são avessos a dívida. Atingir o máximo de cartão de crédito, que faz parte do cotidiano os E.U. e Reino Unido, apenas nunca peguei na Alemanha.

Trabalhando duro? Fazendo grandes produtos? Viver dentro do seu meio? Aqueles que não são maus princípios sobre os quais a base de uma economia.

(Matthew Lynn é colunista da Bloomberg News. As opiniões expressas são de sua própria).

Para contatar o escritor desta coluna: Matthew Lynn, em Londres, matthewlynn@bloomberg.net

http://www.google.com.br/images/cleardot.gifSugira uma tradução melhor

Nenhum comentário: