terça-feira, 8 de junho de 2010

Crescimento econômico brasileiro

Economia cresce 9% no 1º tri e tem expansão anual recorde, diz IBGE
CIRILO JUNIOR Folha de São Paulo
"Em ritmo mais forte de expansão após a crise, a economia brasileira cresceu 2,7% no primeiro trimestre ante os três meses imediatamente anteriores, registrando o maior aumento nesse comparativo desde a expansão contabilizada no primeiro trimestre de 2004 (2,8%).
Já ante igual período no ano anterior, o incremento foi de 9,0%, apresentando o maior crescimento nesse confronto em toda a série histórica, iniciada em 1996 neste caso, segundo os dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O PIB (Produto Interno Bruto) no período foi de R$ 826,4 bilhões..."   
Texto completo
Comentário: um febre de consumo baseado em dívida não vai mostrar-se sustentável. As jubilações dos políticos em poder podem mostrar-se bastante enganosas no médio prazo. Acho que o Banco Central Brasileiro esperou demais tempo para frenar a economia. O "ciclo econômico político" continua no Brasil com consequências altamente problemáticas porque se agora o Banco Central quer de-acelerar o crescimento precisa já implantar um forte aumento da taxa de juros que contem o risco de um "overkill" monetário. Bem diferente das jubilações sobre os crescimento alto no Brasil, uma análise objetiva precisa notar que com esta taxa alta se mostra que o risco de confrontar novamente uma onde de inflação ou caer em uma forte recessão aumentou de verdade. Agora o Brasil precisa bastante sorte para não caer na armadilha de expectativas euforicas ilusórias.

Nenhum comentário: